Exames

A Inove realiza dezenas de exames para que você e sua família tenham um atendimento completo, com profissionais altamente capacitados e tecnologia de ponta em um ambiente familiar e acolhedor focado no seu conforto, saúde e bem estar.

Exame que calcula com precisão o valor da lente intra-ocular para uma cirurgia de catarata, assim como o comprimento axial do olho.

Exame que  tem a função de avaliar as estruturas do segmento anterior (córnea, íris, cristalino) e o fundo de olho (nervo óptico e retina central), através de um biomicroscópio, mais conhecido como lâmpada de fenda. A Biomicroscopia de fundo é indicada para avaliar e acompanhar diversas doenças oculares.

Este exame permite avaliar as curvaturas da córnea do paciente, sendo fundamental na avaliação do astigmatismo e na programação de cirurgias para correção de grau (cirurgias refrativas).

O objetivo deste exame é medir a pressão intra-ocular do paciente diversas vezes durante o dia ou após a ingesta de 1 litro de água para avaliar o comportamento da pressão intra-ocular do paciente.

Indicado em pacientes com diagnóstico ou suspeita de glaucoma.

O exame é feito enquanto o paciente move os olhos para várias direções e fixa o olhar em diferentes pontos. Durante o exame, provocam-se alguns estímulos visuais para observar qualquer reação incomum. Dessa forma, o oftalmologista consegue analisar a musculatura ocular extrínseca.

É um exame realizado com lentes especiais (espelhadas) que permitem a visualização da região anatômica onde ocorre a drenagem do líquido formado dentro do olho (humor aquoso) , sendo este local de drenagem importante na regulação da pressão intra-ocular.

Indicado em pacientes com glaucoma ou suspeita de glaucoma e em pacientes vítimas de traumas oculares contusos.

Teste para avaliação do visão de cores dos pacientes, importante na avaliação de pacientes com daltonismo e alterações da visão de cores.

Permite avaliar o grau das lentes dos óculos e a capacidade destas lentes em filtrar os raios UV. Importante para avaliar se os óculos comprados estão de acordo com a prescrição médica e avaliar a qualidade do filtro de raios UV destes óculos.

Este exame permite a visualização detalhada de toda a retina do paciente, sendo importante no acompanhamento de diversas doenças oculares e, também, na prevenção destas doenças.

Indicado em pacientes submetidos ou candidatos a procedimentos cirúrgicos (cirurgia de catarata, de glaucoma, cirurgia de retina e etc), míopes, portadores de diabetes e hipertensão arterial sistêmica.

É um exame para avaliar a pressão intraocular. Pode ser feita de duas formas:

  • Manual: O médico coloca os dedos 2 dedos indicadores sobre a pálpebra superior do paciente para sentir a pressão intraocular.
  • Tonometria a ar: É propulsado um jato de ar contra o globo ocular, que retorna automaticamente a pressão do olho.

Analisa a quantidade e qualidade das células da camada endotelial da córnea, permitindo o entendimento das patologias que acometem esta estrutura ocular. Importante no acompanhamento de usuários de lentes de contato, programação de cirurgias oculares e no diagnósticos de doenças da córnea.

Utilizada para medir a espessura da córnea e correlacionar esta medida com a medida da pressão intra-ocular do paciente, permitindo saber se a pressão intra-ocular está dentro ou não de valores aceitáveis para idade.

É o exame que de forma aproximada quantifica a refração (grau) de um paciente. Toma como dados a distância ântero-posterior de um olho, a curvatura da córnea e os índices de refração dos meios como córnea, cristalino, humores aquoso e vítreo e tem como variável a acomodação refracional do paciente.

É uma técnica para determinar objetivamente o erro de refração do olho (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e a necessidade de óculos. O teste é rápido, confiável e preciso e requer uma cooperação mínima do paciente, por isso é o método ideal de avaliação de erros de refração nas crianças.

Avalia a qualidade da visão em diferentes níveis de iluminação ou de contraste, por meio de projeções de imagens. É voltado para pacientes com suspeita de doenças oculares, como da córnea, catarata e as degenerativas da retina.

O teste com a tela de Amsler deve ser realizado para detectar precocemente alterações visuais secundárias a doenças da região mais preciosa de visão da retina (região macular).

Indicado no acompanhamento de portadores de Doença Macular Relacionada a Idade (DMRI), usuários de cloroquina, Edema Macular do diabetes, Coriorretinopatia Central Serosa e etc.

Exame que permite medir a pressão intra-ocular.
Indicado no acompanhamento e prevenção de glaucoma.

_